quarta-feira, outubro 19, 2005


Isto é Chengdu, no sul da China.
É uma cidade bonita, cosmopolita, com avenidas largas e arborizadas, onde as pessoas saem pra passear. E tem muitos vendedores ambulantes, claro.
Enquanto andava por uma de suas calçadas, comecei a ouvir um chiado bem alto um pouco à minha frente, que se tornava ainda mais alto enquanto eu progredia. Acabei passando por um homem - pensem no estereótipo do chinês dos filmes, um homenzinho com uma grande vara de bambu atravessada sobre um dos ombros, carregando suas mercadorias penduradas nas duas extremidades - e vi que o barulho vinha dele! Comecei a andar atrás dele enquanto matutava sobre aquilo, até descobrir que as caixinhas de bambu trançado - gaiolinhas, na verdade - que ele carregava penduradas continham grilos, que ele vendia! Os grilos eram enormes, e faziam bastante barulho.
Sabemos que devemos esperar que a flora e a fauna de outros países sejam um tanto diferentes das nossas, certo? Por isso minha surpresa não foi encontrar um grilo tão diferente LÁ, mas sim encontrar o mesmo tipo (assim me pareceu) AQUI antes de ontem à noite. Era um grilão, como os que vi naquele dia, há tantos anos.
Viagem boa, aquela. É um dinheiro muito bem gasto, se quiserem minha opinião.

Nenhum comentário: