Os cogumelos são uma coisa adorável. Têm um alto valor nutricional, com bastante proteína e fibras, e poucas calorias.
O shiitake, que comi agora no almoço num mix de vegetais com molho de soja, é macio e tem um gosto muito bom (ia escrever que é saboroso, mas detesto a palavra. Detesto também as palavras "delicadamente", e "pus" - a forma verbal do verbo "por" - esta por razões óbvias).
Shimeji e portobello também são ótimos, todos deveriam comê-los.
Tenho um amigo que faz transplantes de fígado nos EUA, ele me contou uma vez sobre uma família que colheu cogumelos silvestres no bosque, preparou para o jantar e então morreram. Sobrou uma pessoa - uma filha, se bem me lembro - que foi submetida a um transplante de fígado. Ele me disse que em sua casa não entra nem champignon, desses de conserva do supermercado.
Atendi uma mulher hj de manhã aqui na clínica com toxoplasmose ocular. Não é sério demais, mas ela - que já teve a doença uma vez e ficou boa - ficou um tanto alarmada. Enquanto voltávamos da sala de exame de fundo de olho para o consultório, fui cantarolando baixinho, e para mim mesmo, uma música de que gosto muito, e que ouvi hj de manhã no carro.
A mulher, alguns passos atrás, me passou um pito dizendo: "Por que o senhor está cantando se eu estou doente?" Vê se pode.
Nenhum comentário:
Postar um comentário