domingo, outubro 15, 2006


Esta é a Björk, uma cantora islandesa destrambelhada que disse certa vez, na letra de uma música: "How scandinavian of me".
Há poucos dias estava conversando com uma amiga sobre a experiência de morar fora do país, e ela disse que adorava o nosso jeito latino, que ela definiu como um pouco icconformista, ou rebelde, em oposição ao povo alemão, que era o assunto de nossa conversa.
A questão é: será que ainda temos um traço de união cultural ou de costumes tão forte que defina um brasileiro - ou será que já tivemos um algum dia, for that matter?
A moda agora é falar que o PSDB é um partido paulista, e que não reflete ou acolhe a política do resto do país. Por outro lado, há poucos dias uma amigo falou:" Rondônia não existe!" Come to think of it, Rondônia não está NADA integrada ao resto do cenário nacional. Ou estão pode ser que esteja integrada regionalmente, e nós não ficamos sabendo disso aqui no sul. O que também mostra o problema.
O sogro de meu irmão é um cientista que trocou seu país natal, os EUA, há algumas décadas para ensinar Biologia aqui. Ele conhece em detalhes todos os rincões deste país (já teve várias malárias no processo) e costuma dizer que nós não fazemos idéia do que é o Brasil.
Eu mesmo já estive em Roraima, visitei os ianomami e pesquei com os uai-uai (estes já do outro lado da fronteira, no noroeste do Pará) e me parece que aquilo tudo ocorreu em outro país.
Parece que temos um longo caminho no que se refere à integração nacional.

Nenhum comentário: