domingo, novembro 12, 2006


E a aula de hoje é sobre...panelas! Neste site maravilhoso há um artigo sobre esses utensílios sobre o qual eu tenho agora a bondade de comentar.
Em primeiro lugar, vamos ao material de que são (ou devem ser) feitas.
Evite aço inoxidável. Parece que o fundo delas tende a esquentar de maneira desigual, tornando-as propensas a queimar a comida. E uma vez que haja uma queimadura qualquer no fundo de uma delas, ou que vc tenha que esfregá-la para limpar o problema, esqueça: aquele vai se tornar um "trouble spot" para sempre.
Teflon e outros anti-aderentes não permitem que se aplique todas as técnicas de fogão como deixar as frituras crocantes ou caramelizar. É para amadores (como eu), em suma.
Panelas de ferro são bacanas, especialmente para cozinhar em altas temperaturas, mas há um lado negro (literalmente): tem-se que deixar aquela crosta horrorosa de carbono queimado que vai se formando no fundo por toda a eternidade, porque aquilo é que faz o cozimento se dar por igual e impede que as coisas grudem no fundo. Para limpar? Só um paninho, sem nunca usar sabão. O purgatório antes do paraíso. I wouldn't be caught dead using one of those.
A salvação? Tchan-tchan-tchan-tchannnnn... alumínio anodizado! Ele forma (como nas panelas da foto) uma superfície duríssima, sem os inconvenientes do alumínio comum (i.e, as irregularidades do fundo principalmente após cozinhar alimentos ácidos, e a impossibilidade de cozinhar certos produtos que não sei quais são). Grudam muito menos que as de aço, e distribuem melhor o calor. Aproveitem, cozinhem bastante e me convidem pra jantar depois.

Nenhum comentário: