sábado, outubro 20, 2007


Este bicho é bárbaro. É o maior primata noturno do mundo, mas ainda assim é razoavelmente pequeno: pesa, em média, 2,5 quilogramas. É onívoro na floresta, e é capaz de assaltar plantações e depósitos de comida nas vilas quando forçado para longe de seu habitat natural. Vive somente na ilha de Madagascar.
Tem um mooonte de superstição acompanhando o pobrezinho, certamente alimentadas através dos tempos por sua aparência. Além do que vocês vêem na foto, imaginem que seus longos dedos, quando em posição relaxada, assumem a aparência da mão de uma bruxa dos contos-de-fada. Uma das histórias a seu respeito diz que se um homem dormir na floresta, um ai-ai fará um travesseiro de folhas para ele. Se o fizer embaixo da cabeça (e se o homem não acordar e morrer de susto) ele ficará rico. Mas se fizer sob os pés lhe sobrevirá uma desgraça.
Outra: se um ai-ai lhe apontar seu dedo médio (que é mais longo que os outros), você morrerá. Se ele aparecer numa vila, alguém de lá morrerá. O único jeito de escapar é matar o bicho! Que maldade, que gente ignorante.
Outro animal bacana de lá é um marsupial chamado indri. Parece que um dos que descreveram o bicho, um tapado chamado Sonnerat, achou que a expressão se referia ao nome do animal, quando na verdade os habitantes locais que o guiavam estavam dizendo: "Lá está ele!", ou "Veja!". O cara foi inepto até para escutar a expressão, porque no original era "iry", vejam só.
O som que ele faz pode ser ouvido aqui.
Créditos: natgeo (foto), wikipedia e smith college (fontes bibliográficas)

Nenhum comentário: