terça-feira, novembro 13, 2007


O Eurostar vai mudar de estação em Londres. Uma estação do século 18, A St. Pancras (já repararam como tem santo desconhecido na Europa?) está sendo totalmente restaurada à glória de outrora para receber o trem, que agora está ainda mais rápido. Vai viajar de Paris a Londres a mais de 300 por hora, e fazer o percurso em menos de 3 horas.
A foto dá uma idéia de como estão as coisas por lá. A modernidade, eficiência e beleza desses empreendimentos são um mais tapa na cara dos alegres cucarachas dos tristes trópicos. Um bom amigo estava me contando agora sobre a viagem de trem que fez em São Paulo ontem. Não vou nem começar, imaginem por vocês mesmos.
Certa vez li algo que me deu algum alento: o texto dizia que não devemos buscar as soluções dos países adiantados como se fossem as melhores para nós - que não devemos imitá-los, em suma. O melhor talvez seja adotar OUTRAS soluções (tropicais, se quiserem chamar assim) para nossos problemas econômicos e sociais. Mas não achar que o deles é o modelo acabado, porque não vamos alcançá-los mesmo.
A Britney Spears chafurda na lama. Hoje aconteceu mais alguma coisa ruim com ela, que nem me lembro mais o que é. Algo com seu ex-marido. E estamos tão acostumados a ler sobre essas coisas (a miséria pessoal dos outros), que não nos censuramos mais por gastar tempo e cérebro nos dedicando a elas - à falência alheia, quero dizer, que de resto é igual à nossa. Lembro-me de S. Paulo agora, quando disse na carta aos Filipenses:
"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é de amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que o que ocupe o vosso pensamento."

Nenhum comentário: