sábado, novembro 03, 2007


Vocês sabem que eu não tô aqui só de lero-lero, certo? I make your life better, you know that. And that icludes providing you with the latest news as they spurt around the globe, with accuracy and insight. Well, jokes aside, são 11 da matina e o Pervez Musharraf acabou de decretar estado de emergência no país. As redes privadas de TV saíram do ar. Fontes do governo disseram que esta ação já estava planejada, e que é pra lidar com a ameaça do Al-Qaeda, etc.
Mas não entrei aqui pra falar disso. É que abri um vinho agora - o da foto - e dei de cara com uma rolha vermelha. Era sintética. Dei uma googlada no assunto, e achei no site da Forbes o seguinte: este tipo de rolha apareceu no mercado em 93. Pra suprir uma demanda crescente causada pelo aumento do consumo mundial de vinho, claro. Acontece que a rolha natural vem de um tipo de carvalho, vejam só, que só cresce em Portugal, Espanha e alguns outros países mediterrâneos. A parte mais externa da casca da árvore não serve pra produzir boa rolha, então quando ela tem no mínimo 25 anos (!), eles a descascam pela primeira vez, e então a cada nove (!!) anos. Após a terceira (!!!) descascada é que se pode usar o material pra fazer rolha.
A rolha de plástico não é tão boa pra impedir a passagem de oxigênio pra dentro da garrafa (o que faria o vinho virar vinagre), e provavelmente não deveria ser usada em vinhos que devem envelhecer por mais de cinco anos. Afortunadamente, o que o mercado mundial quer agora são vinhos jovens, que vão ser consumidos logo. Assim todo mundo fica feliz, incluindo os portugueses, que acharam que ficariam fora do mercado com a novidade.
Patrícia, depois de conhecê-la, não me atrevo a comentar algo sobre comida sem contar com sua expertise no assunto. Would you agree?
Ah, gostei do vinho :)

Nenhum comentário: