quinta-feira, maio 08, 2008


Óia, vocês sabem de que é feito o Botóquis? É a toxina purificada de uma bactéria que véve na ausência de ar, e que é provavelmente a toxina biológica mais potente que existe, uuhúúú. Ela bloqueia a contração muscular.
A bactéria pode morar em alimentos contaminados, e causar o botulismo - que pode matar. O mal era conhecido há séculos como sendo proveniente de lingüiça - que em latim chama-se botulus.
Em 1895 um homem chamado Emile von Ermengen, que havia estudado com Koch (aquele mesmo, do bacilo de Koch), isolou pela primeira vez a bactéria a partir de um pedaço de presunto que havia matado três músicos na Bélgica. História adorável.
Sua primeira aplicação clínica (do Botox) foi em oftalmologia, pra tratar espasmos de pálpebra (de gente que pisca forte e sem parar, de maneira incontrolável), sabiam? A oftalmologia iluminando destemidamente, mais uma vez, o caminho por onde a humanidade pode seguir segura.
Acontece que acabaram notando que esses pacientes acabavam tendo "an unworried, untroubled appearance", e daí pra frente vocês já sabem.
Pronto, já têm assunto pra contar no trabalho hoje.

Nenhum comentário: