segunda-feira, abril 27, 2009


Fatos da Vida

Tem um lagarto na Am. do Norte que é venenosíssimo, chamado Monstro de Gila. Na verdade o monstro só chega até uns 60 cm, mas sua peçonha é uma neurotoxina muito potente, como a de uma cascavel. Não há registro de mortes pelo bicho, porque ele é lentíssimo. Mas ele morde e não larga; sua mordida causa uma dor horrorosa e é preciso submergi-lo para que solte a presa.
Uma das substâncias que compõem o veneno chama-se exendina-4, que desacelera poderosamente seu metabolismo e faz com que ele coma só 3 ou 4 vezes por ano. Provavelmente é um inibidor de apetite também, e mantém a glicemia do bicho baixa quando ele come. Vai daqui, vai dali, fizeram uma versão sintética chamada exenatide pra tratar diabete em humanos (ele age de maneira análoga a um hormônio que produzimos para ajudar o pâncreas na produção de insulina).
Fato da vida número 2: o pintor que está trabalhando aqui em casa sobe NO TELHADO para dormir depois do almoço. A Fátima (la schiava) disse que o outro pintor que esteve aqui há 2 anos, e que não tem nada a ver com este, tinha o mesmo hábito.

Nenhum comentário: