segunda-feira, julho 31, 2006

Que boa segunda-feira. Começou calma, com tudo em ordem.
No HC as coisas não estão muito bem, porque há alguns meses o governo federal (sim, o nosso competente presidente e sua equipe) cortou, numa canetada publicada no Diário Oficial, a verba para ressarcimento aos hospitais públicos pelos procedimentos e cirurgias realizados, e os municípios com gestão própria de saúde deveriam assumir o ônus - o que não aconteceu, é claro. Na hora de pagar a conta some todo mundo, ninguém tem nada a ver com isso. Só não deixam de nos mandar os pacientes em suas ambulâncias municipais.
Mas fazemos o que podemos fazer, e estamos lutando para consertar isso.
No final de semana não tomamos conhecimento do frio e chuva, pedalamos e corremos sob ela como se nada estivesse ocorrendo. Pedalei com um bom amigo na praia no sábado, com o vento furiosamente nos empurrando pra trás e a areia molhada segurando os pneus. Pela teoria das compensações, vocês podem imaginar como foram bons o banho quente e sopa depois.
Tem gente querida entrando e saindo de hospitais por estes dias; com minha ponta de pessimismo habitual, às vezes penso em como este bom condicionamento físico que tenho agora pode se ir embora de uma hora pra outra. O lado bom? Deus tem sustentado os doentes que me são próximos, sei que Ele faria o mesmo por mim. Mas não deixa de ser um pouco desconcertante imaginar algo como o que pensou a personagem de Sally Field num filme cujo nome não me lembro agora, quando lamentava pelo (mau) estado de saúde de sua filha (interpretada por Julia Roberts). Ela foi tão contumaz que lembro-me perfeitamente da cena até hoje. Chorava inconformada com a gravidade da doença da filha, e dizia algo como "Eu posso ir andando daqui até o Texas, e minha filha não pode se levantar para pegar um copo d'água". Não poderia ter sido mais clara sobre a perplexidade que sentimos sobre a falta de controle. Sobre tudo, aliás - nosso emprego, saúde, segurança da família.
Preocupar-se demais com os problemas não nos faz avançar um centímetro sequer em direção à solução, sei disso. Mas ainda não aprendi direito.

Nenhum comentário: