quinta-feira, setembro 14, 2006


É impressionante notar como o cidadão norte-americano é, em média, tão mais bem informado sobre tudo do que nós. Digo isso mesmo lembrando de nossa já velha mania de desancá-los, dizendo que eles só olham para o próprio umbigo, não sabem onde fica a Europa, etc. Pode até ser verdade, e talvez sejamos mesmo mais ilustrados do que nossos amigos norte-americanso de nível social equivalente; mas considerando a população em geral, acho que perdemos feio.
Lembro-me de quando atendi alguns pacientes no ambulatório de um hospital público de Chicago (como o do seriado E.R., que aliás se passa naquela cidade). Eram pessoas simples, mas discutiam sobre a bula de cada colírio que lhes era prescrito, perguntando com alguma desenvoltura sobre efeitos colaterais, etc. O que me fez pensar que se nossos pacientes tivessem estas exigências no Brasil, haveria um bocado de médicos gaguejando pra achar respostas.
Mais ou menos por aquela época (no começo da década de 90), visitei uns amigos que têm um rancho no deserto da Califórnia. São grandes amigos, mas vivem um tanto isolados no meio daquela areia toda criando cavalos. Pois sabiam um bom tanto sobre a existência de um provável black project do governo dos EUA para produzir um avião militar de reconhecimento, que seria capaz de voar a velocidades hipersônicas, a um custo estimado de 2 bilhões de dólares por unidade - o Aurora.
Por aqui, nossos pobres concidadãos não sabem o que é mais elementar sobre o plano de governo de cada candidato à presidência. Nada me tira a impressão de que ganhar eleição aqui depende SÓ de um ar de bom-moço.
A foto da concepção artística de um Aurora é da Wikipedia, claro.

Nenhum comentário: