segunda-feira, outubro 23, 2006

Desde ontem tenho pensado numa expressão de Shakespeare - de Macbeth, eu acho (e que já citei aqui, aliás), que fala do "leite da bondade humana".
Pois não sei onde ele está (o leite), pra mim é mais raro do que leite de pato. Shakespeare não era nenhum ingênuo, e falava da natureza humana como poucos. Mas como não entendo nada do gajo, não me atrevo a especular aqui sobre as circunstâncias em que ele teria escrito isso, ou o que quis dizer. Mas que Macbeth é um banho de sangue é fato - o que me leva a supor que poderia haver algo de irônico na expressão.
Fato também é que a experiência humana é cheia de desencontros e maldade. Ou por outra: talvez não tão cheia de maldade quanto vazia de compaixão. Ainda mais nesses tempos duros de Maluf campeão de votos na Câmara Federal, Lula reeleito e Judiciário anacrônico e inoperante.
Acho que vamos passar por mais 4 anos de salve-se quem puder, num vácuo de civismo e com o amor esfriando, como previu a Bíblia. E com todo o rilhar de dentes, o humor bilioso e a pequenez do dia-a-dia de nosso país. O que é pior é que se o Alckmin fosse eleito, ou se a Câmara fosse constituída por outras pessoas talvez não fosse diferente.
Brace yourselves.

Nenhum comentário: