sexta-feira, abril 06, 2007

Não sei se vocês notaram, amiguinhos, mas o tempo está extraordinariamente seco - apesar de ainda estarmos nos primeiros dias de abril. Devem ter notado também que já não temos mais as estações do ano tão bem definidas.
As conclusões da segunda parte do IPCC, que se encerrou agora em Bruxelas, não poderiam ser mais sombrias: num futuro próximo mais de um bilhão de passoas vão ser afetadas pelas secas, e até 30% das espécies animais e vegetais podem desaparecer.
Pois as estradas de terra da área onde moro estão sequíssimas, e fazem levantar um poeirão danado.
Ontem à tarde fui andar de bicicréta na estrada do Observatório. Quando fui tomar banho depois, olhei pra baixo e fiquei com preguiça de passar sabão e bucha nas pernas, estava morto de cansado. Pensei: " o jato de água do chuveiro vai dar conta do recado". Depois que me enxuguei, olhei pra toalha e vi que estava toda manchada de terra vermelha. Acho que a última vez que fiz isso foi quando eu tinha 10 anos.
Ainda não resolvi se é seguro ou não pedalar por lá. Há mulheres empurrando carrinhos de bebê pela margem da estrada, velhos fumando tranquilamente seus cigarros de palha, e outras pessoas voltando para as fazendas onde moram após mais um dia de trabalho. Mas tudo por lá é meio ermo, e volta e meio sou ultrapassado por duplas de rapazes em motocicletas, que me fazem gelar o sangue (este é um modo clássico de assalto, certo? O da garupa salta,rende o ciclista/motorista e sai pedalando/dirigindo o produto do roubo).
Sempre pergunto a outros ciclistas sobre notícias de assaltos por lá, e a resposta é sempre a mesma, entre as várias pessoas que por lá treinam: não há problema.
Mas ontem quase fui atropelado por um camburão cheio de guardas, derrapando pela estrada de terra como se o mundo estivesse acabando, que me parou pra perguntar se eu já tinha cruzado com uma Saveiro com 2 caras dentro. O pior é que eu tinha acabdo de cruzar com eles. Dei meia volta e pedalei rapidinho pra casa.
Uma vez li na net a definição mais maravilhosa de Bruxelas: "pequenas feiticeiras da lendária Bélgica". É ou não é o máximo?
Boa Páscoa a vocês, e não se esqueçam de seu real significado: a ressurreição de Jesus.

Nenhum comentário: