domingo, abril 29, 2007


O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, é tido como um aliado dos EUA em sua obsessiva luta contra a Al-Qaeda, certo? Pois agora há alguns jornalistas norte-americanos fazendo alarde sobre a suposto cobertura que o exército daquele país tem dado para as tropas de militantes que se escondem perto da fronteira com o Afeganistão. Vi até entrevistas de "informantes" feitas com toda a pompa - filmando-os contra a luz e fazendo com que suas vozes fiquem como a do Pato Donald, dizendo que ex-oficiais do exército oferecem treinamento aos terroristas.
Política é uma m****. Mas também é reveladora, porque traz à tona o que realmente move o mundo. Não é o desejo de um futuro melhor, ou o anseio pelas liberdades democráticas. É o dinheiro mesmo. Nada mais explica as reviravoltas, trocas de alianças e surpresas como as que vemos todos os dias no noticiário. Lembrem-se, por exemplo, que os EUA um dia já armaram o Iraque.
Por falar em Paquistão, vocês não vão acreditar, mas eu embarquei para o Casaquistão 2 dias depois do atentado às torres gêmeas dos EUA. É que eu tinha comprado uma viagem para percorrer uma parte da Rota da Seda na Ásia Central, e não dava pra perder toda aquela dinheirama, né? Só não deu mesmo pra ir pro Karakoram, que é a continuação paquistanesa do Himalaia. Ainda volto lá.

Nenhum comentário: