segunda-feira, outubro 15, 2007


Uia, o Hu Jintao fez some ground-breaking statements no congresso do Partido Comunista da China ontem. O congresso acontece a cada cinco anos, by the way.
Eles sempre viram Taiwan como uma província rebelde, e nunca, nunquinha consideraram a idéia de tratar a ilha como outro país, como sabem. A presença norte-americana no que seria seu filho desgarrado sempre foi motivo de tensão, e exercícios militares da China no mar de Taiwan sempre foram respondidos, em mesmo peso e medida, por exercícios dos taiwaneses e norte-americanos. Beijing tem também o costume de vociferar bravatas e ameaçar a ilha com ações militares.
Pois ontem o Hu Jintao mudou de tom, surpreendendo a todos. Provavelmente reconhecendo que Taiwan planeja mesmo um pedido de reconhecimento como país junto à ONU, o homem pediu diálogo com os taiwaneses - para resolver o conflito de maneira pacífica, e tal. Deve ser mais por pragmatismo do que por ideologia, porque eles não abandonaram o discuros de "uma só China", mas devem estar de olho nas oportunidades econômicas florescentes de ambos os lados. Seja como for, só o fato de o homem ter engolido o orgulho e proposto a conversa já é motivo de louvor.

Nenhum comentário: