"O mundo é bão, Sebastião" - Titãs.
Mas não para um morador de São Sebastião, perto de Brasília, que morreu no final de semana com (suspeita de) febre amarela silvestre.
O vilão é o maldito Aedes aegypti, que também transmite a dengue. Esta é uma arbovirose que causou mais de 3 MILHÕES! de casos (notificados; o total é certamente maior) no Brasil nos últimos 10 anos. Também pode matar, como sabem - e esqueçam aquele papo que só a segunda infecção é que é perigosa.
Neste verão a dengue vai ser uma tragédia, escutem o que estou falando. O recrudescimento da doença, que vaticino agora, costuma ocorrer após períodos de negligência do poder público na área da prevenção. Que é o que estamos vivendo, pra variar.
Hoje recebi uma brochura colorida, com CD, questionário para treinamento, ilustrações de cabo a rabo e etc., enviado pelo Ministério da Saúde para a classe médica, para aumentar o conhecimento sobre a doença (dengue). Too little too late, I would say.
Enquanto isso, do outro lado do mundo, sabem o que acabei de ver pra vender na padaria? Uma embalagem contendo um cookie (duríssimo) com uma estampa impressa sobre o glacê, e canetinhas hidrográficas (de corantes comestíveis) acompanhando. A ilustração tem só o contorno preto sobre a cobertura branca, e o intuito é que a criança use as canetinhas pra colorir a figura, e então comer a @#$%*&. Deve fazer um bem danado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário