terça-feira, março 20, 2007

Em minha incansável tarefa de iluminar o mundo com minha dadivosa sabedoria, resolvi comentar uma notícia do UOL que dá conta que uma equipe de pesquisadores (tenho uma resistência danada pra usar a palavra "cientistas" - parece que tira um pouco o crédito da notícia, e quase cheira a charlatanice) resolveu agora um enigma matemático monstruoso, que foi proposto em 1887. Trata-se do E8, uma estrutura matemática complexa, um "origami geométrico de 248 dimensões", que é parte dos gupos de Lie. Sim, amiguinhos, 248, e não somente as 3 a que vocês estão acostumados.
Se não entenderam, podem se deliciar com mais esta definição aqui. Se forem como eu, vocês podem ler sobre o assunto until the cows come home, e saírem ainda mais ignorantes do que entraram.
É impressionante, fui puxando os links na Wikipedia e entendia cada vez menos. Não sou capaz de transcrever uma frase sequer, um mísero grupo de palavras do que li, em inglês (que tem o conteúdo muuuito mais abrangente) ou em português. Um mistério completo.

Nenhum comentário: