sábado, julho 07, 2007


Demorei pra perceber que I'm not a morning person. Outro dia uma amiga me ligou de manhã, falou algo comigo e desligou. Desmarcou algo para aquele sábado, na verdade. Encontrei com ela há 2 dias; estava preocupadíssima com a possibilidade de eu estar bravo por ela ter desmarcado o treino de bicicleta que faríamos juntos. Acontece que ela havia me acordado no dia do telefonema e eu, ao final da ligação, ainda pensei: "Puxa vida, até que disfarço bem, ela nem percebeu que me tirou do ronco." Apparently not. Ou melhor, ela não percebeu que eu estava dormindo, mas viu que eu estava muito diferente. Em outra ocasião, minha secretária veio discutir um problema comigo após o almoço, e disse que ficou esperando até eu ficar "conversável" - o que não parece ocorrer nas primeiras horas de trabalho, vejam só. And I'm such a delightful person, who would say...
Ontem foi ao consultório um paciente de trinta e tantos anos, portador de HIV. Toma seus remédios direitinho, mas está tendo falência medicamentosa/resistência viral. Ele tem acesso ao que há de mais sofisticado em tratamento, e já tomou as combinações mais potentes do coquetel. Pois acabou de ter meningite por criptococos - um tipo de fungo encontrado comumente no solo, e que ataca pacientes com HIV quando sua imunidade está muito comprometida. Seus linfócitos estão sendo parasitados pelo vírus e morrendo, e o número de cópias virais em seu sangue está aumentando; com isso, outras doenças cavernosas começarão a se instalar em sua pele, sistema digestivo, neurológico, retina - onde vocês pensarem, na verdade. Não posso fazer nada, só esperar que os novos remédios que estão sendo importados para ele façam algum efeito, e que não seja tarde demais. É quase certo que ele terá, se sua imunidade continuar baixa, uma infecção ocular por citomegalovírus que o deixará cego. Difícil de engolir. Ainda bem que é raro, se é que há algum consolo nessa história.

Nenhum comentário: