segunda-feira, maio 25, 2009


Oi, voltei. Tudo bem por aqui, thanks for asking. A dinâmica familiar mudou bastante, mas faz parte.
Hoje, a última segunda-feira de maio, é Memorial Day nos EUA, como sabem. A data também marcaria informalmente o início do verão, etc.
É impressionante como eles levam isso a sério, com homenagens a torto e a direito. Nada mais justo, penso eu, do que homenagear os que morreram pelo país. Não penso que teremos jamais algo parecido aqui, pois somos quase que totalmente desprovidos de espírito cívico, é o que acho. É sempre necessário lembrar nessas horas que não acho que eles sejam intrinsecamente melhores, é uma questão histórica e cultural, blá blá blá, mas é fato. Eles revivem a idéia de nação cada vez que fazem isto, enquanto aqui quase ninguém está preocupado em construir um país junto com os outros. É um Deus-nos-acuda, e cada um por si, que faria corar o mais empedernido dos egocêntricos.
Hoje, no HC, atendi um fulano que teve uma contusão ocular há TRÊS MESES e só foi atendido hoje. Orientei os residentes sobre isto e aquilo, mas na verdade depois de tanto tempo o olho está inconsertável e ele ficou cego desse lado. A gente sempre sente uma indignaçãozinha e pensa: puxa vida, por que ele não veio antes?
Daí a residente me contou que ele despencou do Maranhão, aquela wasteland de ninguém, que vive assolada pela miséria pela mão do clã Sarney desde tempos imemoriais, ASSIM QUE teve o acidente. Como tem parentes em Valinhos, tentou ser atendido por aqui. O que só aconteceu hoje.
Eu e você teríamos esperneado e conseguido ser atendidos há muito tempo, mas aquele pobre-diabo, que fala um português de 300 palavras e não tem a menor noção de nada, aceitou passivamente o que lhe falaram e esperou até hoje, quando ficou sabendo que não vai mais enxergar desse olho.
Sabe quando isto vai melhorar?
Nunca.

Um comentário:

Patricia Scarpin disse...

Eu tinha escrito um email curtinho pra ti e estava certa de que tinha enviado. Agora me toquei de que o troço ficou na pasta "rascunhos".

É bom saber que está tudo bem.